Asilo – “GLBT”

Você já se sentiu vítima de opressão, perseguição, maus-tratos ou violência devido a sua orientação sexual ou gênero?

Se você se sente vítima de perseguição por ser quem é, você pode ser elegível para solicitar asilo político nos Estados Unidos.

Elegibilidade

A elegibilidade varia de caso para caso. Estabelecerei sua elegibilidade logo após a sua entrevista. Entretanto, estes são os requerimentos mínimos e comuns para que você seja elegível para solicitar asilo político nos Estado Unidos.

  • Menos de 1 ano de residência nos EUA na data de aplicação para o asilo político.
  • O candidato sofreu ou está sofrendo opressão/perseguição e discriminação por elementos da sociedade ou serviço do governo (exemplo: sistema policial) em seu país de origem e não se sente capaz de usufruir das leis dos direitos humanos em seu país, onde o governo se mostra impotente/indisposto para atuar tais leis.

Perguntas Mais Frequentes

+ Você pode me ajudar a obter um visto para viajar para os EUA?

Não. Eu não ofereço nenhuma assistência para obtenção de vistos.


+ Concepções equivocadas mais comuns

Pessoa com o histórico criminal não são elegíveis. FALSO

Depende muito do motivo da detenção/prisão. Muitos transexuais são detidos/presos por prostituição, o que não necessariamente os impedirá de prosseguir com o pedido, assim como a detenção pelo uso ou possessão de drogas.

Porém, pessoas presas/detidas pelo tráfico/venda de drogas não são elegíveis.

Outros tipos de crimes cometidos não o/a torna inelegível, como em casos de dirigir alcolisado e pequenos furtos. No entanto, mais de um crime podera ser um sério impedimento.

Cada caso tem que ser avaliado pela advogada.

O fato de ser HIV positivio é um fator negativo. FALSO.

Pelo contrário, ser HIV positivo é um fator que torna forte um caso de asilo

Mexicanos e Brasileiros não se qualificam para asilo político. FALSO.

Asilo político esta disponível a todos que se sentem perseguidos em seu país de origem por cousa de sua orientação sexual ou gênero.

Asilo político requer documentos como provas de perseguição? FALSO.

É verdade que esta se tornando mais difícil se obter asilo sem provas de que o requerente esta sofrendo e/ou enfrentando perseguição. Mas ao mesmo tempo, não é obrigatório apresentar qualquer tipo de ocorrência policial que comprova maus-tratos. Exitem muito cominhos que se pode provar e estabelecer maus-tratos como confissões e garantias de testimunhas, atestados médicos, etc.


+ O que qualifica uma perseguição em relação as leis de asilo político norte-americanas?

* Estrupo
* assédio/abuso sexual
* Falsa/ilegal apreensão
* Falsas acusações criminais
* Agressão física
* Relações sexuais forçadas
* Rejeição pela sociedade
* Perda de emprego
* Ser forçado a assumir um comportamento heterossexual em ordem de evitar problemas mais sérios, etc.


+ Quais são as qualificações mínimas?

* Deverá estar residindo nos Estados Unidos a menos de um ano da data de entrada do pedido.
* Deverá ter sofrido ou estar sofrendo algum tipo de perseguição/opressão por parte do governo ou de elementos da sociedade/governo (exemplo: sistema policial), não podendo ser capaz de usufruir das leis dos direitos humanos em seu país e onde o governo se mostra impotente/indisposto a atuar tais leis.


+ Quanto tempo todo o processo leva?

Todo o processo, a partir da primeira entrevista com a advogada até a entrevista com os oficiais de asilo do I.N.S (Serviço de Naturalização e Imigração) pode levar, aproximadamente, 6 meses.


+ Que tipo de provas serão necessárias apresentar?

Na maioria dos casos:

* Ocorrência policial
* Atestado médico, se no caso o/a aplicante tenha sofrido algum tipo de agressão e necessitou de assistência médica.
* Documentos ou atestados de psicólogos/terapeutas
* Carta de demissão, se foi demitido por razões não justificadas
* Qualquer tipo de documentação que possa ser usada como prova para a defesa
* Nota: a falta de documentação não impede uma pessoa de solicitar o asilo político.


+ Existem requisitos residenciais?

Sim. Você deve ser um residente da área de San Francisco/Bay Area. Para obter mais informações entre em contato conosco.


Hoje em dia a perseguição e violência contra minorias sexuais é um trágico acontecimento através do mundo, o que é uma violação dos direitos humanos e não pode ser justificada por qualquer costume, religião, prática cultural ou poder político.

Por isso sempre tive muito interesse em assuntos de opressão e perseguição, seja política ou baseada em gênero sexual (homossexuais, transexuais, violência doméstica). Tenho vasta experiência e familiaridade com as condições políticas, culturais e religiosas em toda a América Latina, área com a qual trabalho principalmente.

Acredite ou não, asilo político NÃO é limitado somente à perseguição política.

Homens e mulheres, incluídas as “minorias sexuais”, ou seja, pessoas perseguidas em seu país de origem devido a sua orientação sexual ou gênero, tem direito a asilo nos EUA. A lei também atende a questões relacionadas a perseguição e maus-tratos à mulher.

Há várias formas de perseguição, incluindo importunação de poder ou autoridade, discriminação no emprego, ser banido pelos membros familiares e da sociedade pelo fato de como se comporta, pensa e/ou se veste, como também formas mais severas de abuso incluindo prisão, tortura ou ameaça de morte.

O que é perseguição?

Um conjunto de ações repressivas que causam danos ou sofrimento para com um grupo específico ou alguém que é diferente dos padrões normais, seja por razões religiosas, culturais, políticas, étnicas ou por afiliações sexuais.

O cenário mais comum consiste na perseguição contra minorias sexuais, o que é uma trágica rotina no mundo atualmente. Muitos se consideram oprimidos por parte de uma maioria ou se vêem perseguidos por causa de quem são ou como pensam.

Se você se vê como um alvo da opressão e/ou perseguição relacionada a sua orientação sexual ou gênero, ou sofre algum tipo de abuso, ameaça ou violência não justificada, marque uma consulta para discutir o seu caso.

A lei de imigração ameriacana oferece proteção para com todos que vivenciaram situações de dor, sofrimento, humilhação e ameaça de morte relacionda a homossexualidade e/ou gênero.

Nos Estados Unidos é o seu direito viver a vida com orgulho, livre e legalmente.

Depois de ter obtido o asilo , eventualmente você recebera a residencia permanante e depois de cinco anos a cidadania americana.